sexta-feira, 20 de abril de 2012

Análise: Sonic the Hedgehog

 Concordo plenamente com meu amigo Daniel Fernandes, analisar um jogo antigo em plena sétima geração dos games não é fácil. A emoção de jogar um game antigo em sua época é muito maior do que jogar um game antigo hoje, quando a maioria dos games produzidos hoje falha num dos mais importantes critérios para um bom jogo, um bom conçeito. O game que será analisado, Sonic the Hedgehog é uma exceção, ele trouxe um bom e um totalmente inédito conceito que mistura exploração em plataforma 2D e velocidade,
colocando um grande ouriço num grande jogo com um imenso valor de replay.
Sonic e sua História
Tipicamente de um jogo side-scrolling dos anos 90, Sonic the Hedgehog apresenta uma simples história, mas cativante:
Sonic precisa deter o plano do Dr.Robotnik, um cientista malvado que transformou todos os animais da floresta um robôs. Ele quer dominar o mundo, mas, para isso ele precisa recorrer as Chaos Esmeralds, pedras místicas dotadas de um ilimitado poder. Agora cabe a Sonic passar por todas as armadilhas de Robotnik e salvar os animais.

Ok, mas qual é o novo conceito?
 O novo conceito se baseia na clássica jogabilidade side-scrolling usando uma forma mais rápida e dinâmica, dando ao jogador uma grande sensação de velocidade.

Dr.Robotnik
Sonic the Hedgehog possui seis zonas com 3 Acts (atos) cada. As zones de cativantes cenários com colinas e palmeiras (A clássica Green Hill Zone) ruínas e cavernas com muita lava (Marble Zone) um campo cheio de molas (Spring Yard Zone) um bem legal e curioso labirinto submerso (Labrynth Zone)
uma cidade iluminada e noturna (Star Light Zone) até um maquiavélico laboratório cheio de armadilhas e segredos (Scrap Brain Zone) não podemos esquecer da batalha final de Sonic e Robotnik na Final Zone.

 O dinamismo vem com todo desafio proposto, você precisará coletar anéis para sobreviver, isso exige que você dê seu máximo para coletar o maior número da anéis possíveis. Coletando muitos anéis, você ganhará pontos extras após passar na placa de fim de ato. Se você levar algum dano, consequentemente você perderá todos os anéis. Coletar muitos anéis é uma estratégia indispensável no jogo, embora você possa sobreviver arriscadamente com 1 anel em mãos. O jogador ganha uma vida extra ao coletar 100 anéis, e, a cada anel que coletar são 100 pontos extras no final da fase.

 Você também conta com power-ups acoplados em monitores, esses vão de 10 anéis de bônus até invencibilidade temporária. Como qualquer outro jogo, Sonic possui um equilíbrio de dificuldade nas fases, isto é, cada vez que você prossegue, o jogo dificulta.

 O game não só conta com zones, ao completar 50 anéis e passar pela placa fim de ato, um gigante anel estará a sua espera. Após pular nele, você será direcionado para a Special Stage, tratasse de uma fase que gira em si própria lotada de anéis. em termos conceituais, as Special Stages dão mais dor de cabeça ao jogador do que as zones, por conta do objetivo delas é que o jogador encontre uma Chaos Esmerald escondida sem cair nos buracos, e , a única maneira de fazer isso é se sustentar pulando.

Replay Intenso
 Sonic 1 possui um grande ponto forte, o design, em todas as fases, existem inúmeras armadilhas e caminhos secretos, o que cria um certa impossibilidade de que o jogador a conclua de primeira. Aí esta a chave do raplay, o jogador sente vontade de jogar muitas vezes para apreciar e descobrir novos caminhos para um melhor desempenho.

 Além desse grande valor de replay, Sonic 1 possui uma jogabilidade tão trabalhada e prática, que conquista o jogador logo nos primeiros 2 Acts.

O sucesso de Sonic
 Sonic ficou famoso por seu novo tipo de gameplay, mas o verdadeiro marco está na sua personalidade,
podemos perceber que sonic encara suas aventuras com seus próprios gestos, o jogador percebe isso quando ele corre, se machuca e também ao frear.

 Foi isso que fez Sonic ficar famoso, ele foi um personagem que fez muitas produtoras imitarem o jeito de fazer seus protagonistas, colocando características humanas em um corpo cartunesco. Sonic possui uma atitude e carisma que realmente consegue conquistar o jogador.

 Além disso, não preciso dizer que a franquia apresentou uma das melhores trilhas sonoras da história é um conceito que mudou totalmente a indústria dos games, não é?












Nenhum comentário:

Postar um comentário